A importância da assessoria de imprensa

por Stephanie Gomes

A maioria das empresas de grande porte possui assessoria de imprensa e é fácil entender por que ela é tão necessária para o desenvolvimento de um grande negócio. É comum vermos notícias veiculadas na mídia em que uma empresa precisa responder a alguma acusação ou esclarecer um caso que envolva o seu nome ou seus funcionários.

Mas o trabalho do assessor de imprensa não se resume a gerenciar crises e ajudar seu cliente a manter a credibilidade diante da imprensa. Dentre as suas tarefas está também a responsabilidade de criar um vínculo com os jornalistas e apresentar o cliente como uma possível boa fonte para as matérias que escrevem. E é por isso que ter uma assessoria de imprensa é vantajoso, também, para empresas menores.

É raro ser divulgado na mídia um escândalo envolvendo uma companhia de pequeno porte, mas ter o nome do seu produto, serviço ou instituição em uma matéria jornalística possui grande valor e confere boa visibilidade à marca. Dependendo do caso, consegue um efeito muito maior do que um anúncio publicitário poderia proporcionar. A matéria escrita por um jornalista passa muito mais credibilidade para o leitor do que um anúncio, já que, no caso da propaganda, trata-se da empresa falando de si mesma.

Além disso, a assessoria de imprensa é uma estratégia de comunicação muito mais acessível que a publicidade. Empresas menores geralmente possuem menos verba para investir e, nesses casos, a assessoria pode trazer bons resultados e acelerar o crescimento do negócio, cobrando um valor muitas vezes menor que a publicidade. Então, quem acha que é necessário um grande investimento para ver o nome da sua marca em jornais, revistas e grandes portais da internet, ainda não conhece o trabalho de uma assessoria.

Dependendo do objetivo do cliente, a agência consegue traçar uma estratégia e, assim, pensar e planejar quais veículos pretende atingir. Para uma empresa de saúde, por exemplo, a prioridade geralmente é sair em mídias especializadas no seu segmento, mas a assessoria de imprensa também pode incluir no planejamento pautas direcionadas a veículos voltados para o meio corporativo e assim fazer o nome da empresa ficar conhecido entre interessados em ampliar o negócio ou abrir novas franquias. “Procurei o trabalho de assessoria da Race Comunicação para que a empresa tivesse uma maior visibilidade na imprensa, atingisse o publico de outras regiões e estados e também para participar de pautas diferenciadas, assuntos mais abrangentes sobre o negócio”, conta Rachel Cuocolo, dona da Officina do Brigadeiro, empresa que produz lembranças personalizadas. “A visibilidade aumentou muito em todos os estados, e consequentemente o volume de vendas”, completa.

Os micro e pequenos empreendedores ocupam uma grande parcela da economia e seus produtos e serviços também enfrentam concorrência e competitividade no mercado. A comunicação em geral tem o poder de mostrar, destacar, ampliar e auxiliar na consolidação e desenvolvimento de uma marca, por isso, aquilo que a pequena empresa oferece necessita ser divulgado tanto quanto o que é oferecido pelas grandes instituições.

Para o mercado competitivo que os empresários enfrentam não basta criar o melhor produto ou oferecer o melhor serviço. Apresentar-se ao mercado, tornar sua marca conhecida e conquistar novos clientes são ações necessárias e também os principais motivos que levam um pequeno empresário a procurar uma assessoria de imprensa. Luiz Miyajima, quiropraxista e diretor da clínica QuiroVida, acredita que essa é uma das formas mais eficientes de divulgar e conseguir reconhecimento para a marca. “O trabalho da assessoria tem trazido pouco a pouco o reconhecimento da marca QuiroVida, assim como uma demanda muito boa de pacientes. Além disso, também ajuda na divulgação da quiropraxia, profissão ainda nova no Brasil”, relata Luiz.

 

Por que investir em comunicação?

É relativamente fácil mensurar as perdas de uma empresa devido às quedas no volume de vendas, por exemplo. Existem milhares de métricas para contabilizar a diminuição de receita. Da mesma forma é possível mensurar com precisão cirúrgica os ganhos de produtividade obtidos com a modernização do maquinário.

Mas, quando o assunto é investimento em comunicação, nem sempre esta conta é tão simples assim. Muitas vezes os gestores não dispõem de ferramentas adequadas para calcular as taxas de o retorno do capital. Talvez por isso muitas empresas ainda olhem para a comunicação sem dar a devida importância estratégica.

Algumas instituições de porte considerável sequer têm uma área especializada no tema. Outras delegam a comunicação para o ‘empregado que mais leva jeito’.

O xis da questão é entender porque as empresas investem cada vez mais em sistemas informatizados, maquinário, recursos humanos etc, mas continuam relegando a comunicação ao segundo plano. Por que a área de comunicação muitas vezes não tem o mesmo prestígio de outros departamentos?

Uma assessoria de comunicação lida com os maiores ativos das instituições, qual sejam, a imagem institucional e a reputação.

Ao melhorar as relações com a imprensa, com os formadores de opinião, com os fornecedores e com seus clientes, as empresas fortalecem sua imagem corporativa perante a sociedade.

Isso impacta diretamente no volume de vendas e consequentemente no retorno financeiro das instituições.

Em um mercado cada vez mais competitivo, uma boa reputação é um diferencial importantíssimo. E isso não tem preço.